sexta-feira, 25 de maio de 2012

Posicionamento da Unirio Livre CONTRA a greve geral nas universidades federais

Caros discentes da Unirio,

O atual momento pelo qual passam as universidades federais faz surgir uma falsa divisão entre os estudantes. Supostamente de um lado estariam aqueles que defendem a valorização profissional dos docentes, melhorias na infra-estrutura, maior e melhor aplicação de verbas.

Do outro estariam "egoístas" que não ligam para a educação e só querem se formar o mais rapidamente possível.

Esta é, no entanto, uma divisão mentirosa.

A eleição do DCE da Unirio no ano passado mostrou bem isso. Situação e oposição travaram uma disputa feroz. De um lado, a força do PC do B e da UNE (a caixa preta estudantil), do outro o PSOL, Sindicatos e entidades alheias à Unirio.

No meio disso tudo, nós, da Unirio Livre. Simples alunos, com recursos próprios, buscando soluções para as realidades que nos afligem. Nada de futuros candidatos a vereador, futuros dirigentes sindicais ou mesmo sanguessugas de entidades estudantis.

Fomos esmagados pelo dinheiro e apoio logístico que correu em ajuda dos falsos adversários, que disputaram palmo a palmo isso que eles consideram um "poder".

Ontem, essa divisão de oposição e situação (os velhos adversários de sempre, apenas em posições trocadas) mostrou o porque é falsa.

PC do B, PSOL, Sintuff, UNE, UBES e mais quantas siglas vocês imaginarem se uniram para decretar uma risível "greve estudantil".

O que eles têm em comum? Somente o fato de não estarem ao lado dos estudantes que só querem estudar.

O lado deles é o partido.
O lado deles é a politicagem.
O lado deles é o interesse alheio à Unirio.
O lado deles não é o seu.

Todos querem melhorias na educação. Todos concordam que o professor tem que ser valorizado. Mas ao sonegar uma formação adequada aos discentes através de uma greve geral (com coação aos professores que não querem aderir), a única coisa que acontece é o mais fraco, como sempre, sair prejudicado.

Professores já têm seus títulos e seu emprego.
Estudantes profissionais já têm seus partidos, sindicatos e entidades.
Você não tem ninguém.

No final, aulas serão repostas na correria, muito material importante será considerado "dado" e sua formação será a única que não terá nada a ganhar.

Por isso, a divisão real neste momento é de um lado eternos estudantes, gente que passa anos sem se formar, embrenhados no cipoal das máquinas partidárias e sindicais, buscando um lugar nestas estruturas.

Parasitas que usam o estudante comum, aquele que não tem partido, que não tem entidade, que não é "organizado" e por isso não "berra", como peões no seu jogo.

Do outro, existe uma maioria sem representatividade, que não sabe para que serve um DCE além de emitir comunicados que não dizem respeito à sua vida, divulgar reuniões que nunca são diferentes das anteriores e organizar festas.

Deste lado, deste abandonado lado, estão aqueles que não têm tempo a perder. Que precisam, sim, de um diploma para seguir em frente, que só querem estudar em paz, afinal, muito falam sobre o papel do estudante, mas o estudo mesmo raramente entra em pauta.

Neste momento, a Unirio Livre manifesta seu repúdio à penalização do mais fraco, sua postura contrária à greve e, ainda que tenhamos pouca força, esta estará sempre do lado do estudante que não tem outra agenda senão a de conseguir cuidar da sua vida sem ninguém atrapalhando.

Quem não grita também tem voz. Nós estamos do seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário